Intermezzo. Pulando a fogueira.

Hoje foi a festa de São João na sua escola, Ben, e eu me planejei para dessa vez ir como todos os outros pais que vão lá assistir o dançar de quadrilha dos filhos. Iria tomar um bom banho e ficar bastante cheiroso, passar gel no cabelo e vestir uma boa calça jeans e uma das camisas de linho que comprei da última vez que fui a São Paulo, exatamente como tem sido pelas últimas últimas semanas quando resolvi começar a me vestir melhor. Porém pouco antes de entrar no banho a luz resolveu evadir-se e nem fudendo eu ia tomar um banho gelado nesse tempo, além do que seria impossível passar a calça sem energia para o ferro elétrico. Então tudo o que eu fiz foi tacar um desodorante perfumado pelo corpo e pegar a bermuda menos amarrotada do guarda-roupas, colocar uma camisa por cima e voltar a ser o antigo eu que ia assim mesmo em todas as suas festas sociais, ou mesmo em qualquer festa social.

E ainda cheguei um pouco atrasado porque além de não ter luz eu também não tinha internet, porque essa rua toda parece ter sido construído exatamente sob um cemitério indígena, que é sempre onde falta luz e também aparentemente o único local do bairro onde o sinal do celular praticamente não pega, mas dessa do cemitério indígena só ficamos com a parte ruim de toda a história, que há grandes vantagens em ter seu estabelecimento possuída por forças malignas, ao menos se assim for como nos filmes americanos. Afinal, a televisão funciona sem o consumo de energia elétrica e inexplicáveis ventos de ar gelado percorrem a casa sem a necessidade de gastar com o refrigerador. Alias foi essa uma das primeiras conversas que eu tive com ela, na época que sua mãe e eu já havíamos nos separado fazia algum tempo e eu achei que porventura eu e ela poderíamos formar um ótimo canal. Então discorri com ela acerca das vantagens de ter uma casa mal-assombrada, assunto na qual eu estava pensando por aquela época.

Bom, então eu desci para a rua e caminhei um pouco até conseguir sinal do celular e peguei um Uber até sua escola, e chegando lá eu não estava exatamente sozinho nas minhas vestimentas porque você também era um dos poucos a vestir short ao invés de calça, e além disso era o único dos meninos a usar um boné ao invés de um chapéu de palha. Certamente não foi um ato de rebeldia, mas um esquecimento da sua mãe de arrumar um chapéu de palha para você, e a verdade é que o chapéu de palha que você usou ano passado deve estar aqui em casa em algum lugar e eu nem cogitei a hipótese que você fosse precisar dele novamente esse ano, porque eu tenho essa mania de não pensar muito nessas coisas mundanas as quais as pessoas se importam tanto mas eu prometi a mim mesmo que vou mudar. Então todos os outros garotos se apresentaram com chapéu de palha e você de boné, mas é isso aí, mesmo sem intenção algum podemos dizer que você ousou ser diferente.

E eu não sei por que eu sempre fui diferente, Ben. Eu certamente não me esforcei para isso, as coisas simplesmente foram acontecendo e aconteceram sem a minha interferência consciente. Eu não planejei fazer astronomia, mas simplesmente aconteceu. Eu não planejei entrar na bolsa de valores no exato ano em que ela quebrou. Simplesmente aconteceu. Eu não planejei me casar usando chinelos dentro do fórum onde todo mundo estava usando sapatos. Também aconteceu. As vezes as coisas simplesmente acontecem. Moura, por exemplo, sem foi um pouco azarado. Enquanto eu passei a vida sem nenhuma ferida mais séria pelo corpo, ele podia levantar a camisa e mostrar todas as suas marca de guerra, como a operação de estomago que fez por causa de refluxo (ninguém opera o estomago por causa de refluxo, só ele), ou as operações que teve de fazer quando a água fervendo do radiador o atingiu em cheio em parte do braço e do peito.

Ele não dava muita sorte, mas acho que eu nunca conheci alguém tão azarado quanto César. Para começar ele já veio com um problema de visão que atinge sei lá um em cada dezenas de milhares de pessoas, e somente nos poucos anos que tivemos um contato mais próximo eu pude testemunhar vários episódios claros de azar. Nos exames de qualificação para o doutoramento, por exemplo, o ano dele foi a primeira vez que resolveram escolher um professor diferente para elaborar o exame, e ele somente foi aprovado porque resolveram racionalizar a nota dos alunos, ou simplesmente todos teriam sido expulsos do programa. César também foi a única pessoa que se tem ciência cujo visto de estudo no exterior foi negado, sendo que ele deveria passar um ano em seu estágio de doutoramento na Espanha. O motivo? A pessoa do consulado ligou para o departamento errado na faculdade lá fora, e é claro que ninguém ouvira falar da ida de César (ele ia para o departamento vizinho), o que o fez ter de devolver todo o dinheiro que havia recebido e ainda bancar o valor da passagem que já havia adquirido. No mais, uma vez estávamos do lado de fora do instituto conversando e César deixou seu celular escorregador de sua mão, e o celular estava tipo um palmo do chão, mas ele tocou o chão em um ângulo perfeito para que a tela trincasse de uma forma que ficou inutilizável. Enquanto isso você derruba o meu celular pelo menos uma vez por mês já faz um não, quase sempre de uma altura maior que você e sempre com um grande estalo ao tocar o chão. Ainda assim, ele resiste.

Algumas coisas simplesmente acontecem, Bem. Eu adoro olhar uma foto clássica da primeira conferencia de Solvay, que costumava reunir os mais renomados físicos da época, e lá estão presentes Albert Einstein, Max Planck, Marie Curie, Henri Poincaré, entre outros, e todos os homens estão portando suas preciosas barbas ou bigode, com exceção de sir James Jeans, cujas equações da dinâmica galáctica eu estudei ano passado. Ao contrário de todos os outros, lá estava Jeans ousando mostrar sua magnânima e fabulosa face completamente desnuda, e duvido seriamente que ela tenha acordado aquele dia e escolhido representar a vanguarda. Duvido que houvesse feito a barba para mostrar a todos os outros que os dias de pelo na cara estavam contatos e que dento de décadas, talvez ainda anos, a juventude se barbearia exatamente com ele. Acredito que ele somente tenha feito a barba e então notado que era o único. Porque essas coisas acontecem.

Deixe um comentário